Como Programar pelo Celular o Arduíno!

Olá, como estão? A princípio iremos explicar como programar pelo celular e carregar o projeto no Arduíno UNO. Entretanto para esse projeto usaremos o KIT básico com Arduíno da WJ Componentes.

Arduíno UNO
Adaptador OTG 2 - Como Programar pele Celular

Componentes Utilizados


OU

Funcionamento do Projeto Programar pelo Celular


Como foi comentado anteriormente, iremos demonstrar como programar e carregar um projeto simples no Arduíno UNO. Entretanto para carregar o projeto para o Arduíno UNO, temos que possuir um cabo ou adaptador OTG. Pois a entrada USB do celular é do tipo C e já a entrada USB do Arduíno UNO é do tipo B.

O que é Cabo OTG?


Acima de tudo o cabo OTG (On-The-Go) permite equipamentos do tipo C ou Micro USB se comunicarem com o USB do tipo A e B. Por exemplo mouse, teclado, pendrive, entre outros… para eles temos que utilizar o adaptador ou cabo OTG. Contudo segue imagem do cabo e adaptador OTG.

Obs.: Não são todos os celulares que possuem essa função.

Adaptador OTG - Como Programar pele Celular
adaptador otg 2

Como Verificar se meu Celular possui OTG?


Para verificar basta baixar no celular o aplicativo USB OTG Checker, em seguida abra-o, após isso mostrará se é ou não compatível com OTG. Contudo segue abaixo imagens demonstrando.

Compatível USB OTG - Como Programar pele Celular
Não Compatível USB OTG - Como Programar pele Celular

Aplicativos para Programar pelo Celular o Arduíno:


Existem vários aplicativos para programar o Arduíno UNO pelo celular. O que a aconselhamos e iremos usar é o ArduinoDroid,. Além disso permite visualizar o monitor serial, sincronizar com o Google drive, Dropbox e carregar o projeto para o seu microcontrolador seja ele da família do Arduíno, ESP32, ESP8266 ou digispark (ATtiny). Também conta com uma variedade de bibliotecas, alguns exemplos de códigos, autocompleta, editor de tema, navegador de arquivos e um diagnóstico do código-fonte em tempo real.

Código-fonte do Projeto Programar pelo Celular


Em seguida terá o código completo do projeto Contador com Arduíno UNO.

//Setup ----------------------------------------------------------------------------------------------
void setup() {
    pinMode(13, OUTPUT);                                            // Configura o pino 13 como OUTPUT
}
 
//Loop -----------------------------------------------------------------------------------------------
void loop() {
    digitalWrite(13, HIGH);                                         // Liga o LED
    delay(250);                                                     // Espera 0,25s
    digitalWrite(13, LOW);                                          // Desliga o LED    
    delay(250);                                                     // Espera 0,25s
} 

Vamos dar uma olhada mais de perto no código:

Função Setup

Primeiramente temos a função setup, onde temos que configurar o pino 13 como output, pois esse é o pino do led onboard.

//Setup ----------------------------------------------------------------------------------------------
void setup() {
    pinMode(13, OUTPUT);                                            // Configura o pino 13 como OUTPUT
}

Função Loop

Então agora na função loop, ligamos o pino 13, esperamos 0,25 segundos, após isso desligamos o pino 13 e esperamos 0,25 segundos.

//Loop -----------------------------------------------------------------------------------------------
void loop() {
    digitalWrite(13, HIGH);                                         // Liga o LED
    delay(250);                                                     // Espera 0,25s
    digitalWrite(13, LOW);                                          // Desliga o LED    
    delay(250);                                                     // Espera 0,25s
} 

Assim finalizamos o código-fonte do Arduíno UNO.

Carregar Código-fonte da Programar pelo Celular:


Para carregar o código-fonte para o Arduíno UNO, precisaremos conectar ele a uma fonte 9V para a alimentação e com um celular compatível com OTG conectaremos o adaptador ou cabo OTG no celular no cabo do Arduíno UNO.

Obs.: caso seu celular não seja compatível com OTG, poderemos estar carregar seu código-fonte pela internet utilizando o OTA ou escrever o código-fonte e utilizar um computador para carregá-lo.

Agradecemos sua Presença


Por fim, espero que tenham gostado e aprendido. Então compartilhe com seus colegas e deixe um comentário de qual projeto deveria ser o próximo aqui no Blog da WJ Componentes!!
Enfim estarei deixando o arquivo do Arduíno, link dos posts anteriores referentes ao projeto e software e sites utilizados.
Fique à vontade para tirar suas dúvidas nos comentários.

Software e Sites Utilizados

Post Relacionados

Posts mais Recentes

Julio Cesar Bonow Manoel

Julio Cesar Bonow Manoel

Cursando Engenharia da Computação pelo Centro Universitário Facens e atua no desenvolvimento de projetos na WJ Componentes. Participante da equipe de robótica Omegabotz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *