Qual placa Arduíno Utilizar ?

,

Antes de mais nada você tem dúvida de qual placa da Arduíno deve utilizar para o seu projeto, ou qual a diferença entre as placas. Em seguida confira um resumo dos modelos de placas Arduíno que existem.

Todas as placas abaixo listadas você pode estar encontrando em www.wjcomponentes.com.br

Placa Arduíno Uno

Arduíno Uno R3

Primeiramente começaremos com placa mais utilizada é a Placa Arduíno Uno que possui 14 Portas digitais, onde dessas 14, 6 Portas podem ser utilizadas como PWM, conta também com 6 Portas analógicas. Contudo ela vem com o microcontrolador Atmega 328, que fornece uma memória de 32 K com um Clock de 16MHZ. Sendo assim sua tensão de operação do Uno é 5V.

Além disso esta versão vem com o conector de alimentação externa que pode ser alimentada com uma tensão de 7 a 12 VCC. Recomendamos a utilização da uma tensão de 9 VCC.

O chip de comunicação dessa versão é o atmel 16u2. Algumas versões possuem o chip Atmega 328 smd e chip de comunicação CH340G.

A versão Uno é a mas utilizada pelos makers pois oferece um ótimo custo benefício e também por possuir vários Shields feito especialmente para este modelo.

Placa Arduíno Mega

Arduíno Mega CH340

Placa Arduíno Mega já conta com mais saídas e com uma memória melhorada. A versão Mega vem com 54 Portas digitais sendo possível utilizar 15 como saídas PWM, e conta com 16 Portas analógicas. A Mega vem com o microcontrolador Atmega2560 com uma memória de 256 K e o clock de 16MHZ.

Assim como o uno a placa mega possui tensão de operação de 5 Vcc podendo ser alimentada pelo conector de alimentação com uma tensão entre 7 a 12VCC.

A placa mega possui versões com chip de comunicação Atmel 16U2 ou com o chip CH340G.

Caso a sua versão do UNO ou MEGA seja com o chip de comunicação CH340G pode ser necessário o Download de um driver externo para a comunicação da placa com o computador

Placa Arduíno Leonardo

Arduíno Leonardo

Já a versão Leonardo se assemelha a placa uno só que um pouco melhor. Ela conta com 20 Portas digitais sendo possível utilizar 7 como saída PWM, conta também com 12 portas analógicas.

Ela vem com o microcontrolador Atmega32u4 que fornece uma memória de 32 K com 16MHz de clock.  

Um dos principais diferenciais da placa Leonardo é o seu conector Micro USB de comunicação com o seu chip de comunicação usb que integrado ao microcontrolador. Permitindo que ele seja utilizado para emulação de mouse, teclado, joystick.

O Arduíno Leonardo possui uma tensão de operação de 5V. E ele ser alimentando com 7 a 12 VCC por contado do eu conector de alimentação.

Placa Arduíno Nano

Arduíno Nano soldado

A versão Nano é uma versão mais compacta ideal para projetos com pouco espaço.

Ela vem com o mesmo microcontrolador da versão Uno. Um Atmega328 com 16Mhz de clock, ela conta com 14 portas digitais sendo 6 Pwm e 8 portas analógicas.

A versão nano não conta com um conector de alimentação externa sendo possível realizar a alimentação via conetor Mini-USB ou utilizando o pino Vin. Assim como o modelo uno a nano tem uma tensão de operação de 5 Vcc e a pode ser alimentada no pino Vin com tensão de 7 a 12VCC.

Placa Arduíno DUE

Arduíno due

Uma versão que tem destaque é a Placa Arduíno Due. Esse modelo se assemelha um pouco com a Versão Mega, mas ela conta com um microprocessador  Atmel SAM3X8E ARM Cortex-M3 que fornece 512 K de memória com um clock de 84Mhz, o que torna a Placa Due a melhor placa quando se falando de processamento.

Ela ainda conta com 54 portas digitais sendo 12 Pwm, e 12 Portas analógicas. Um Detalhe muito importante a Placa Due diferentemente das outras Versões conta com uma tensão de operação de 3,3 V. Então quando utilizar a placa Due tome cuidado para não queimar a placa colocando uma tensão de 5 V nas portas digitais.

Arduíno Mega Pro Mini

Se você precisa de uma placa com uma quantidade maior de portas mas não abre mão de uma placa reduzida, a versão Mega pro mini é a ideal para você, está placa e uma versão muito reduzida da placa Mega ela possui apenas 5,2 x 4 cm mas conta com o mesmo microprocessador Atmega2560 com 16 Mhz de clock. Ela conta com 70 Portas digitais sendo 16 portas analógicas. Para manter o seu tamanho reduzido a placa mega pro mega não possui conector USB sendo necessária a programação via serial.

Arduíno Pro Mini

Arduíno pro mini

A placa Pro mini é uma versão muito compacta e com um processamento um pouco inferior as outras versões. Ela vem com o microcontrolador Atmega168 que fornece 16 K de memória e com um clock na versão 3,3 de 8Mhz e na versão 5 V 16Mhz. Ela conta com 14 portas digitais sendo 6 portas PWM, conta também com 8 portas analógicas. O diferencial da placa Pro mini é que ela não conta com um conector de programação, assim é necessário a utilização de um conversor USB.

Arduíno Pro Micro

Já a versão pro micro é uma versão reduzida da placa Leonardo ela conta com o mesmo microprocessador ATmega32U4 que fornece uma memória de 32 K com o Clock de 16 Mhz. Conta com 12 Portas digitais sendo 5 PWM. Também conta com 5 portas analógicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *